ENSINANDO O
TRIVIUM - ESTILO CLASSICO DE MINISTRAR A
EDUCAÇÃO CRISTÃ EM CASA.
CAPITULO 8
– Princípios para o estudo da Literatura
Harvey e
Laurie Bluedorn
“A principal instituição para transmitir a cultura é a
família.”
Ao iniciar a educação clássica uma das primeiras
perguntas que nos vem é: Que livro usar? Como escolher? Neste capitulo o casal
Bluedorn não nos sorri com uma resposta pronta, mas nos dá a formula a ser
usada para toda e qualquer literatura: ler e reformular tudo o que vier do
mundo e deixa-la conforme a visão de mundo cristã para assim servir a nossos
propósitos. A visão cristã por sua vez provém da perspectiva absoluta de Deus
que nos é comunicada através da Escritura. De modo que aquilo que não for possível
ser lido e estudado seguindo esta formula, deve ser deixada de lado, deve ser
jogada fora e afastada de nossos lares, pois nada de bom há de vir dali.
É importante para nós pais educadores ter em mente que
não deve ser nosso objetivo criar pequenos gênios e afogar nossos filhos em
todo tipo de conhecimento. Como foi dito pelo casal Bluedorn, é preciso que nós
pais percebamos que não devemos expor nossos filhos a todo o tipo de cultura de
modo que não se ‘banhem em lama em busca de poucas ou nenhuma pérola’. Devemos
sim, ensina-los como obter o conhecimento e incutir em seus corações o desejo de
sempre agradar a Deus em tudo o que fizerem. Desta forma receberão a graça da
sabedoria e saberão argumentar em todas as situações em que forem questionados
por sua fé ou conhecimento. Um exemplo disto foi Paulo de Tarso que mesmo não
conhecendo a fundo a cultura grega soube utilizar o pouco que sabia para servir
ao seu proposito de evangelização e conversão daquele povo.
Hoje, infelizmente, quase que a totalidade de nós é
digno de ser chamado de Spermologos – Nome dado a pessoas que sem ordem ou método
coletavam de outros e os repetia a terceiros do mesmo modo que haviam coletado,
sem ordem e sem método – pois não temos conhecimento real e nem senso critico
para perceber os erros e reformular a enxurrada de informações que recebemos
diariamente na TV, nos Jornais, no celular e usar essas informações para
contradizer aqueles que atacam nossa fé e argumentar de forma lógica
sustentando nossos argumentos nas palavras dos nossos oponentes.
O mundo consume muito do nosso tempo, estamos sempre
em busca do novo, nos informando sobre coisas que são alheias a nossa
realidade, ao nosso cotidiano e que por vezes não acrescentará em nada no
comprimento de nossa vocação. Devemos gastar nosso tempo de forma mais
produtiva e com os estudos de modo geral não é diferente. De nada adiantaria
criar uma lista de clássicos dos mais consagrados e elogiados, tidos como os
essenciais na literatura clássica se não pudermos utilizá-los para promover o padrão
bíblico da cosmovisão bíblica. Nesse caso melhor que nossos filhos não lessem
nenhum deles.
Vou reproduzir aqui os 10 princípios para escolher o
que ler, eleitos pelo casal Bluedorn neste capitulo 8 e com os quais concordo e
acho bastante didático para quando tivermos que selecionar. Primeiramente, é de
suma importância ter em mente a maturidade do leitor e então pode-se seguir os
seguintes critérios:
1- Faça o que
é agradável ao Senhor;
2- Não siga o
mundo;
3- Não permita
que o mundo o siga (o mundo quer e busca ser seu amigo, mas sempre de acordo
com as condições dele);
4- O dia só
tem 24h (faça bom uso);
5- Mais velho
não significa necessariamente melhor;
6- É
proveitoso?;
7- Isto
promove bons hábitos?;
8- Esta leitura
beneficiará minha educação?;
9- Este
material tem valor duradouro?;
10- Na dúvida
deixe de lado (seu tempo é curto e precioso)
Creio que seguindo este caminho e pedindo a graça do
discernimento a Deus sua lista de leitura será incrível. Uma dica é comece
pelas escrituras. São textos riquíssimos tanto em valores e conteúdo, quanto na
linguagem e diversidade de assuntos.
Abraço fraterno,
Maya
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