domingo, 6 de agosto de 2017

Ensino da Retórica

ENSINANDO O TRIVIUM  - ESTILO CLASSICO DE MINISTRAR A EDUCAÇÃO CRISTÃ EM CASA.

CAPITULO 7 –  Ensino de Retórica
Harvey e Laurie Bluedorn

“Se começássemos a pensar por nós mesmos, seria muito perigoso para quem quer pensar por nós.”

Alguns hão de pensar que a habilidade da oratória seja um dom gratuito que não demande nenhum esforço ou dedicação. A pessoa apenas tem aquela habilidade inata. Eu, em muitas ocasiões, diante de palestrantes cativantes (daqueles que você vibra com cada palavra, sem conseguir desviar a atenção) fui uma dessas pessoas. Obviamente, alguns são presenteados com um dom especial, com uma facilidade em se expressar que os destacam dos demais. No entanto, conforme aprendo sobre o Trivium e suas vias de aprendizado (gramática, lógica e retórica) percebo que pode até existir aquele que aprenda com mais facilidade, entretanto, não pode existir aquele que seja incapaz de aprender.

Aqueles que possuem o dom no campo da retórica, caso lhes faltassem o treino e a dedicação necessários para o desenvolvimento desta capacidade, rapidamente seriam ultrapassados por outro que, mesmo não tendo a mesma facilidade, se dedica a estudos contínuos.



 “Para algumas pessoas, reunir as palavras com elegância e eficiência demanda pouco esforço, parece-lhes algo tão natural quanto respirar. Para os demais trata-se de uma habilidade aprendida após repetidos ensaios e práticas.”





Entende-se por retórica a expressão criativa de conclusões bem fundamentadas. A internet e os tantos meios de comunicação atuais (blogs, vlogs, canais de vídeos, redes sociais, etc) passam a falsa impressão de que hoje nos comunicamos mais que em outras épocas, porém não é o que ocorre. Essas facilidades de comunicação só fazem com muitos palpitem sobre tudo, sem se aprofundar em nada, de modo que os temas de debates acabem por ser os mais insípidos possíveis.

A oratória é uma arte e como toda arte exige dedicação constante.   A via da Retórica no Trivium é desenvolvida através da composição de textos, resenhas e prosas, através do preparo e desenvolvimento de discursos com o intuito de participar de debates ou mesmo competições. Após refletir um pouco fica claro que, de fato, esta é uma matéria indispensável em qualquer currículo. Ao ler o capitulo e enquanto refletia percebi que não fiz mais que meia dúzia de trabalhos escolares que me permitissem trabalhar a via da retórica.

Sou uma exceção? Não. Vejamos os resultados da redação do ENEM no ano de 2016 que podem ilustrar a atual situação da educação no país, tanto do ensino público, quanto do particular. Dos mais de 8 milhões de participantes, apenas 77 deles alcançou a nota máxima (1000), no entanto, aproximadamente 80 mil candidatos tiveram suas notas zeradas por motivos como fuga do tema, ideias desconectadas, cópias de textos e não atendimento ao tipo textual exigido, itens considerados básicos na produção de qualquer texto. Esse quadro é desolador, pois mais de 50% dos inscritos (mais de 4 milhões) não ultrapassaram 600 pontos. Ou seja, uma média de notas ridiculamente baixa (vide gráfico).

Gráfico de notas Redação Enem 2016
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/enem-2016-77-tiraram-nota-maxima-na-redacao/


“A disciplina em uma área promove a disciplina em outras áreas, ao passo que o desleixo promove o desleixo.”

Na educação domiciliar em meu lar, tenho enfrentado dificuldades provenientes, muitas delas, das falhas em minha própria educação. Estou precisando reaprender a aprender, a desenvolver a virtude da constância, do empenho, do trabalho árduo em busca do aprendizado e com a retórica não tem sido diferente. Escrever esses textos sobre cada capítulo do livro Trivium exigem de mim um empenho de tempo e esforço que, posso dizer, se torna até mesmo um sofrimento físico, exigindo do cérebro um trabalho que há muito ele desacostumou, se é que em algum momento lhe foi pedido.

Enfim, como o casal Bluedorn disseram neste capítulo (embora ter sido em outro contexto, cai muito bem agora): “Vence-se a guerra por meio de uma série de batalhas”. É preciso vencer nossas limitações uma a uma, sem esmorecer. Espero que ao final da leitura deste livro tenha aprendido um pouco mais sobre o Trivium e possa aplica-lo com o firme propósito de aprender sempre mais e transmitir aos filhos que o Senhor nos confiar a herança de uma educação rica e fecunda.



 Abraço fraterno,

Maya

Nenhum comentário:

Postar um comentário